Motorola Cliq e seus dados na “nuvem”

motocliq.jpg

É da Motorola, executa Google Android (sistema operacional para dispositivos móveis), tem foco em redes sociais, teclado deslizante (thanks God!), tela touch-screen de 3.1 polegadas, em um preço estimado em US$ 100 (nos EUA, claro), com vocês, o Motorola Cliq.

A empresa foi buscar um executivo da Qualcomm, Sanjay Jha, para tentar reviver seus dias de glória no mercado de celulares. O Motorola Cliq é a 1a. resposta e, pelo visto, não vai parar por aí.

O Google Android, por ser aberto, foi customizado pela Motorola. Primeiramente para atender ao “padrão” da empresa e segundo para fugir do “padrão” dos outros aparelhos baseados no Android (diferenciação). Viva os sistemas operacionais abertos!

As informações são “empurradas” para o Motorola Cliq

O conceito de “push” (empurrar) que vimos nascer com o Blackberry está presente no Motorola Cliq. Servidores serão espalhados pela rede, irão conectar nas suas várias redes sociais (Twitter, Facebook, MySpace) e trarão para seu celular não apenas as atualizações de posts e status, mas todos os contatos além, é claro, dos e-mails e dos dados da sua agenda. Ou seja, os dados estarão na “nuvem”! Arriscado?

Perder o Telefone não será mais um (grande) problema

motocliq2.png Tudo isto vai ser possível graças ao serviço denominado MOTOBLUR que  vai agregar todas as atualizações e informações das suas contas nas redes sociais e enviar para o seu celular.

Se, por acaso, você perder o seu aparelho, basta fazer a atualização novamente e todos os dados dos seus contatos que estão cadastrados nas suas redes sociais serão armazenados de volta no seu novo celular. Com a sua agenda não será diferente.

Alguns outras funcionalidades e detalhes do aparelho:

  • Sistema Operacional: Android 1.5 Cupcake
  • Serviços do Google (claro): Google Maps com Street View, Google Voice Search, Picasa e GTalk (por enquanto)
  • E-mail clients: Yahoo, Windows Live e outros serviços POP3 e IMAP. Sim, sincroniza com Microsoft Exchange, incluindo calendário
  • Suite de escritório: QuickOffice Suite para visualização de documentos (utilizo no meu Nokia E71 e nunca senti falta do Microsoft Office)
  • Wi-Fi
  • Bluetooth
  • GPS
  • Câmera de 5-megapixel camera com gravação de vídeo
  • Aplicação específica para YouTube
  • etc

O celular foi anunciado hoje e (ainda) não tem previsão para vir para o Brasil. Vamos aguardar.

(mais informações aqui e aqui)

2 comments on “Motorola Cliq e seus dados na “nuvem”

  1. [...] operadora dos EUA, Verizon, já está comercializando o Droid Smartphone, e a gigante T-Mobile o Motorola Cliq. O vice-presidente de desenvolvimento de produtos da T-Mobile, Paul E. Cole, [...]
  2. [...] - A informação não pode estar nos “silos individuais” de informação que são nossos desktops, notebooks, netbooks e até mesmo celulares (lembram da estratégia de “dados nas nuvens” do Motorola Cliq?) [...]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>