Métricas em SOA: quais são importantes? Parte II

Na Parte I deste post mostrei a proposta do CTO da Red Hat sobre quais métricas são, de fato, relevantes quando se trata de arquiteura orientada a serviço (SOA).

Mais indicadores, desta vez Loraine Lawson, que em seu blog publicou o texto “Twelve Metrics To Monitor SOA’s ROI“ (Doze Métricas para Monitorar o Retorno do Investimento de SOA).

Segue resumo:

  1. Return on investment (ROI) per service. Já publicado na Parte I deste post. ROI per service pode se um indicador prévio de como será o ROI como um todo.  Novamente, lembre-se que alguns serviços só executam sua tarefa de negócio dentro de um contexto específico, ou seja, são depedentes de outros serviços. Não faz sentido olhar o ROI deste serviço isoladamente, mas sim em todo conjunto de serviços que executam uma tarefa de negócio.
  2. Revenue per service. Nem todo serviço gera receita. Leia meio post sobre Hierarquia de Serviços em SOA.
  3. Service growth rate/reuse ou Number of New Services Generated and Used as a Percentage of Total Services. De acordo com o texto, esta métrica ajuda na identificação de que os serviços estão sendo reutilizados quando possível e diminuir os risco de desenvolver novos serviços redundantes.
  4. Business agility ou Mean Time to Service Development: quanto tempo entre o design e o deploy do serviço.
  5. Mean Time to Service Change. Quanto tempo para realizar a alteração de um serviço?
  6. Reliability medida de intervalo entre falhas (MTTF, mean time to failure)  e tempo decorrido para a recuperação (MTTR, mean time to recovery). Uma das dificuldade é medir o “Custo de Serviços não Utilizados ou Seviços Parados”.
  7. Service Vitality Index: quanto da receita de novos serviços dos últimos 12 meses versus o total de receita de todos os serviços.

As outras 4 métricas vem de Leo Shuster, líder de SOA no National City Bank’s SOA. Ele escreveu este artigo sobre ROI em Fevereiro/2009, que também indiquei na Parte I do post. Em resumo, as métricas que ele sugere são:

  • Efficiencies associated with service reuse
  • Integration time savings
  • Related opportunity costs
  • Cost savings/avoidance
  • Reduction in project and maintenance costs

Category: Uncategorized

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>