SILK: Codec da Skype será Liberado Gratuitamente

 

Skype Logo

Skype Logo

SILK é o codinome do codec de áudio da Skype utilizado a partir da versão 4.o (Windows). A Skype anunciou que irá liberar este codec, sem custo, para as empresas e terceiros que quiseresm desenvolver aplicações utilizando este codec. 

Frequencias Telefonia Tradicional e VoIP

Na telefonia tradicional a banda é “estreita”. A frequência varia de 400Hz a 3,400Hz e, portanto, as frequencias altas e baixas são “cortadas”. Isto, por um lado, permite transmitir voz por um canal de 64Kbps mas, por outro lado, traz problemas para identificar corretamente alguns sons, como “f” e “s”.

Com VoIP as chamadas são feitas em uma banda mais ampla. Com o SILK, a Skype conseguiu atingir os incríveis limites de 50Hz a 12,000HZ, permitindo ouvir claramente mesmo os sons difíceis de distinguir.

A grande inovação da Skype foi conseguir que o SILK utilizasse -50% (!) de largura de banda. Ou seja, mesmo se sua banda larga não for lá uma “brastemp”, com um software baseada em SILK (e.g. Skype 4.x) você conseguirá uma excelente qualidade de voz.

A Skype investiu 3 anos e milhares de dolares neste projeto, que foi baseado em 4 objetivos:

- obter a mesma qualidade de voz que temos quando 2 pessoas conversam em uma sala

- escalabilidade em tempo real da banda da Internet para se adaptar face a problemas na rede

- balancear a otimização do codec entre música, voz e som ambiente; cada um traz um impacto na sensação que o usuário tem ao falar via VoIP

- ser uma solução de codec robusta, independente da qualidade da rede

Sou usuário do Skype e faço ligações para telefones fixos (SkypeOut) . Desde Fev/09 utilizo a versão 4.0 e posso assegurar que a qualidade, que já era boa, melhorou consideravelmente.

Estou agardando a versão para Mac com este novo codec, prometida para Abril/09, juntamente com a versão para Linux.

Mais detalhes em: blog do Skype, InformationWeek USA e PCWorld Maganize USA.

Category: Skype, Trends, vendors

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>